EMDURB REÚNE COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

EMDURB REÚNE COMITÊ GESTOR DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A EMDURB Marília realizou terça-feira (05), a primeira reunião com o Comitê Gestor de Segurança no Trânsito, exigência do Detran-SP, para que Marília possa ser contemplada com verba do Governo de São Paulo, informações e estrutura através do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

Inspirado na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)", da Organização das Nações Unidas (ONU), o Governo do Estado criou o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito com objetivo de reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito no estado de São Paulo até 2020.

Para atingir essa meta e salvar milhares de vidas, o Governo do Estado intensificou esforços em cinco pilares de atuação:

·         Gestão da segurança viária

·         Vias mais seguras

·         Veículos mais seguros

·         Usuários mais conscientes

·         Resposta pós-acidente

O Movimento Paulista atua como agente articulador para ampliar o envolvimento de parceiros da sociedade civil e a integração de trabalhos de instituições e empresas privadas que compartilham responsabilidades relacionadas ao tema, como associações de fabricantes de veículos, gestores de rodovias, bancos e seguradoras. O programa age ainda por meio da produção de dados e informação de qualidade e da implementação de ações de intervenção direta no sistema viário paulista, além de ações de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

INFOSIGA E INFOMAPA

Para auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas à segurança no trânsito, foi criada uma ferramenta inédita no país: o Infosiga SP, um banco de dados que reúne informações de acidentes de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Atualizado mensalmente, o Infosiga SP fornece dados de faixa etária e gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. Com ele, é possível traçar um diagnóstico mais preciso das características dos acidentes e, assim, planejar e estabelecer políticas públicas mais eficazes de prevenção em benefício de toda a sociedade.

Outra solução inovadora é o Infomapa SP, que traz a posição geográfica das ocorrências com vítimas fatais no estado. Nele é possível ver a localização dos acidentes com automóveis, motocicletas, pedestres, ônibus, caminhões, bicicletas e outros que causaram mortes, com indicações da faixa etária da(s) vítima(s), o período em que aconteceu o acidente (manhã, tarde, noite e madrugada) e o tipo de ocorrência.

MEMBROS DO COMITÊ

Com a presença e participação ativa do Dr. Fogaça, Diretor Presidente da EMDURB Marília, estiveram reunidos os seguintes membros do Comitê Gestor de Segurança no Trânsito de Marília: Arq. Laerte Rojo Rosseto e Rogério Antonio Alves pela Emdurb Marília; João Gonçalves e José Augusto Gomes representando a ACIM; Cristina Ramos da Silva, Secretaria da Saúde; Josinaldo Martins Nicolau da Unimar; Luiz Antonio Mattos da FAMEMA; Marcos Vinicius Jacomelli da AMTU; Wilma Palma Mariano Firme, Secretaria da Educação; Manoel Carlos Ortiz Lima da Secretaria de Planejamento Urbano; Mariana Vazolin do Conselho Municipal de Habitação; Rogério Panula pelo Corpo de Bombeiros; Daniel Fernando Romera e Victor Hugo Magon representando o DETRAN.

A REUNIÃO

Inicialmente Laerte Rojo Rosseto explicou quais as funções do Comitê, que com verba de 800 mil reais a ser recebida do Governo, deve implantar melhorias no trânsito da cidade com o objetivo de diminuir acidentes. O representante do DETRAN, Daniel Romera, explicou o que pode ser feito, destacando a importância do INFOSIGA como ferramenta versátil para traçar o perfil e condições da incidência de acidentes em uma cidade.

Todos os presentes se manifestaram com propostas para melhorias, como fiscalização de trânsito mais eficiente em locais normalmente desrespeitados por motoristas, linhas de ônibus, aproveitamento da linha férrea, plano viário, radar, disciplina de pedestres e outros assuntos de extrema relevância para Marília, que oportunamente serão explanados com mais detalhes.

Galeria de Imagens


avatar

Postado por:

CPD

EMDURB - Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília.

Artigos Relacionados

Ir ao Topo