EMDURB: PROGRAMA PARA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO 2018

EMDURB: PROGRAMA PARA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO 2018

Atendendo solicitação do Dr. Fogaça, Diretor Presidente da EMDURB - Empresa de Mobilidade Urbana de Marília foi elaborada a programação 2018 das Campanhas Educativas de Trânsito em Marília, com o tema Minha escolha faz a diferença no Trânsito que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, esse novo formato representa uma evolução. “Aos poucos as campanhas educativas, que eram limitadas a Semana Nacional de Trânsito, estão sendo estendidas para o ano inteiro. É sem dúvida um ponto positivo, mesmo que tardio, pois já estava previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Acredito, porém, que ainda é insuficiente para alcançarmos as metas de redução de vítimas do trânsito, pois a mudança só acontecerá com educação perene e não apenas com campanhas sazonais”, conclui.

No entendimento do Dr. Fogaça, Educação para o Trânsito é importante espaço do saneamento viário e visa instruir e conscientizar a população. Nas ações programadas em nossa cidade, será dedicada especial atenção nas Ações Comunitárias e de Cidadania, com Prioridade as Crianças, Idosos e Deficientes.

As campanhas têm o apoio de Voluntários, Entidades e Parceiros e contará com ações da Multa Moral que tem repercussão nacional; palestras e atividades em Escolas (Públicas e Privadas), Empresas e Instituições; Projeto Cidade Mirim – Minha Primeira Habilitação; Ações de panfletagem em vias públicas; Programa de Mobilidade para Cidadania – Mudança de comportamento visando redução de acidentes em Sindicatos, Associações, Entidades, Clubes de Serviço; Projeto Educando Jovens para o Trânsito; Correção de atitudes frente ao tráfego seja o cidadão pedestre ou condutor.

 

CRONOGRAMA DA CAMPANHA PARA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO 2018

 

(Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito)

 

Janeiro – Cidade Mirim: “Minha Primeira Habilitação” (sempre no último domingo do mês); Ação sobre o uso do celular ao volante.

Fevereiro – Volta às Aulas; Campanha da Multa Moral em via publica, ações de conscientização e fiscalização; Cidade Mirim.

Março – Palestras em Escolas; Ações de conscientização sobre Vagas Especiais em Shoppings e Supermercados; Cidade Mirim.

Abril – Campanha de conscientização sobre o uso de motocicletas e ciclomotores; Palestras em Empresas; Cidade Mirim.

Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro, com atividades em Escolas, Empresas, Instituições e Vias Públicas, Foca no Trânsito; Dias das Mães; Cidade Mirim.

Junho – Palestras Escolas; Campanha conscientização respeito ao pedestre e ciclista; Campanha da Multa Moral; Cidade Mirim.

Julho – Campanha de orientação para as férias escolares; Ação de Dicas de Segurança no Trânsito; Palestras; Cidade Mirim.

Agosto – Campanha de conscientização sobre uso do celular ao volante; Multa Moral; Palestras; Cidade Mirim.

Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro); Ações nas Escolas; Cidade Mirim.

Outubro – Campanha de conscientização sobre consumo de álcool e direção; Ações sobre Vagas Especiais; Cidade Mirim. 

Novembro – Ações no Cemitério; Campanha do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito; RODOVIRTUA; Cidade Mirim.

Dezembro – Campanha da Multa Moral; Apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal.

- Programa poderá apresentar mais atividades, após divulgação do cronograma do CONTRAN/DENATRAN para o corrente ano.

 

APOIO E PARCERIAS

Com pleno respaldo da Prefeitura Municipal, as atividades de Educação de Trânsito em Marília contam com AADEF -Associação de Apoio ao Deficiente Físico de Marília, APAE Marília, AAG – Associação Anjos Guerreiros, ARTESP, Agentes de Trânsito, Bombeiros, CMDPD, DETRAN, SAMU, SINCOR, Tiro de Guerra e Grupo de Voluntárias (os).

 

Galeria de Imagens


avatar

Postado por:

CPD

EMDURB - Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília.

Artigos Relacionados

Ir ao Topo