EMDURB acompanha CONTRAN em tema a ser trabalhado em 2018:  “Nós somos o trânsito”

EMDURB acompanha CONTRAN em tema a ser trabalhado em 2018: “Nós somos o trânsito”

A Resolução 722/18, publicada dia 07 de fevereiro no Diário Oficial, aprovou o tema e o cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito para 2018 e as mensagens a serem utilizadas, nacionalmente, em toda peça publicitária destinada à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins.

De acordo com a Resolução, os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito devem trabalhar o mote “Nós somos o trânsito”. O tema segue o do Movimento Maio Amarelo, que foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e  apresentado em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Assim como em 2017, o objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Segundo o Contran, o cronograma de ações sugerido é:

·        Janeiro e Fevereiro – Ações de apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal (itens de segurança e férias);

·         Março – Campanha de conscientização sobre o respeito ao pedestre;

·         Abril – Campanha de conscientização sobre o uso do capacete na condução de motocicletas e ciclomotores;

·         Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro;

·         Junho – Campanha de conscientização sobre o perigo do consumo de álcool e condução veicular;

·         Julho – Campanha nacional de respeito aos limites de velocidade;

·         Agosto – Campanha de conscientização sobre os riscos do manuseio do celular ao volante;

·         Setembro – Campanha da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro de 2018);

·         Outubro – Campanha de conscientização sobre o uso de cinto de segurança e de dispositivo de retenção infantil;

·         Novembro – Campanha de conscientização e respeito ao ciclista, e do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito;

·         Dezembro – Ações de apoio à Campanha RODOVIDA do Governo Federal (manutenção preventiva e documentação regular).

Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, o comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito é fundamental. “Seja condutor de veículo de passeio, moto, ônibus, caminhão, seja ciclista ou pedestre, todos têm a sua parcela de responsabilidade por um trânsito mais humano e menos violento”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, mesmo o comportamento do condutor sendo fator determinante em acidente, devemos questionar outras questões que influenciam na ocorrência de tragédias.

“O brasileiro é, por cultura, um povo muito passivo, não acostumado a refletir sobre os acontecimentos. Devemos respeitar as leis sempre, mas lutar também por direitos como estradas seguras e vias que devem ser feitas à prova da irresponsabilidade dos condutores”, conclui

A EMDURB - Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília, segundo informações do Dr. Fogaça - Diretor Presidente, divulgou no inicio do ano, Programa para Educação de Trânsito em 2018, que conforme ocorreu em 2017, obedece critérios do CONTRAN. Já foi realizada em janeiro, no dia 24, Ação sobre Faixa de Pedestres e no dia 28 cancelou Cidade Mirim na Praça da EMDURB, tendo em vista nebulização realizada na região próxima. 

Assim, algumas ações, como Multa Moral – Respeito ao Deficiente e Idoso, Cidade Mirim e outras, são incorporadas ao programa nacional, dando maior abrangência ao cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito em Marília.   

Galeria de Imagens


avatar

Postado por:

CPD

EMDURB - Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília.

Artigos Relacionados

Ir ao Topo