CADEIRAS DE RODAS NAS VAGAS DE VEÍCULOS É a nova Campanha da Multa Moral em Marília

CADEIRAS DE RODAS NAS VAGAS DE VEÍCULOS É a nova Campanha da Multa Moral em Marília

Sábado (22) pela manhã, em quarteirão da principal Avenida de Marília, Sampaio Vidal, varias cadeiras de rodas ocupavam vagas convencionais da zona azul.

Começava pela Prefeitura de Marília, através de ação da EMDURB Marília, nova fase da Campanha da MULTA MORAL, que procura conscientizar a comunidade sobre a importância de respeitar as vagas especiais de Deficientes e Idosos.

Cada cadeira trazia uma desculpa, comum entre quem para em vagas especiais ilegalmente. O objetivo foi mostrar aos motoristas o que as pessoas com deficiência sentem quando suas vagas estão ocupadas, ainda que seja muito rapidinho.

“Estacionaram na Minha Vaga”, “Volto Já”, “É só um Minutinho”, “É Rapidinho” foram as frases fixadas nas cadeiras de rodas que ocuparam as vagas comuns de estacionamento de uma quadra da Avenida Sampaio Vidal. A idéia foi causar impacto em quem precisava estacionar o carro e foi impedido, além de chamar a atenção dos motoristas de um modo geral.

Ação realizada no sábado faz parte do Projeto A Vida em Primeiro Lugar da EMDURB em parceria com o Corpo de Bombeiros, AADEF (Associação de Apoio ao Deficiente Físico), Associação Anjos Guerreiros e Voluntários.

Completando a ação, houve panfletagem junto aos motoristas e pedestres a respeito da Campanha MULTA MORAL e de outras informações sobre educação no trânsito. Segundo Valdeci Fogaça de Oliveira, Diretor da EMDURB Marília, essas ações serão repetidas com freqüência, objetivando que a lei e os direitos sejam cumpridos, conforme normas estabelecidas.

Disse ainda que a cartela de vaga especial não dispensa o motorista do uso da cartela de zona azul, que tem isenção de até 2 horas e pode ser obtida no site da empresa (www.emdurbmarilia.com.br) e que “os idosos têm suas próprias vagas de estacionamento, não devendo utilizar as vagas das pessoas com deficiência”. Lembrou que idosos têm o direito a 5% das vagas de estacionamento e os deficientes a 2%, conforme regulamentação.

Nessa Ação da Multa Moral de sábado, foi marcante a manifestação de vários pedestres, enaltecendo o importante trabalho de conscientização, inclusive de visitantes até de outros estados, solicitando folhetos para que o projeto seja implantado em suas cidades.

NOVAS AÇÕES E FISCALIZAÇÃO

Em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de uso coletivo e em vias públicas, devem ser reservadas vagas próximas aos acessos de circulação de pedestres, devidamente sinalizadas, para veículos que transportem pessoa com deficiência com comprometimento de mobilidade, desde que devidamente identificados.

Ou seja: é obrigatório ter nas vias públicas (ruas, avenidas, praças, etc) e nos estabelecimentos privados (shoppings, supermercados, bancos, condomínios e outros) vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência.

Assim novas Ações serão realizadas para conscientização e posteriormente fiscalização efetiva para que a Lei seja cumprida e o Deficiente efetivamente respeitado.

 

Fotos Maurício Leme - Fabio Santana - Mary Profeta

Galeria de Imagens


avatar

Postado por:

adriana

EMDURB - Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília.

Artigos Relacionados

Ir ao Topo