AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ZONA SUL; Avenidas João Ramalho x Mem de Sá.

AÇÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA ZONA SUL; Avenidas João Ramalho x Mem de Sá.

Num dos principais cruzamentos da Zona Sul, Avenidas João Ramalho com Mem de Sá, EMDURB Marília promoveu com a presença de Agentes de Trânsito, Voluntários e Engenharia de Trânsito, Ação de Conscientização com a orientação e entrega de folhetos sobre o perigo da utilização de celular ao dirigir e dicas de Educação no Trânsito.

Na mesma ocasião em que é feita abordagem aos motoristas e motociclistas, procura-se ouvir moradores e comerciantes sobre as principais necessidades na região, possibilitando assim melhor urbanidade entre condutores de veículos e a comunidade.

Segundo o Diretor-Presidente da EMDURB Marília, Dr. Fogaça, tratar o trânsito como um espaço democrático é fundamental para que não ocorra a raiva no trânsito, uma das principais causas de acidentes e até mortes. Sua orientação é para que se procure conscientizar, orientar, para depois sim fiscalizar.

A CIDADANIA

Já disse o antropólogo Roberto DaMatta que não adianta criar leis exageradas, ou copiadas de outros países, pois como sociedade não evoluímos num requisito essencial que nenhuma lei ou norma é capaz de modificar: a cidadania. Ele entende que o problema da violência no trânsito é termos uma legislação que visa a igualdade (pois todos devemos parar no semáforo vermelho, não podemos estacionar onde bem entendemos, etc.), num país estruturalmente desigual, no qual as relações sociais (e o trânsito é social, pasme!) estão permeadas por alguns mecanismos de desigualdade, como o “você sabe com quem está falando?” e o “jeitinho”, fica impossível esperar que uma enxurrada de normas, punições mais severas deem cabo de mudar uma cultura violenta no trânsito, enquanto o “câncer” está justamente na incapacidade (ou falta de vontade) de criação e respeito de um senso coletivo. O indivíduo prevalece sobre o coletivo, enquanto a lei privilegia o coletivo em detrimento do indivíduo.

NOVAS AÇÕES

A EMDURB Marília vai continuar realizando Ações de Conscientização em Escolas, nas Ruas, Avenidas e Empresas, porém também realizará Fiscalizações sempre que constatar que abusos estão ocorrendo e que as ações de Educação de Trânsito, com Agentes, Voluntários e Entidades, não estejam surtindo efeito.

Galeria de Imagens


avatar

Postado por:

CPD

EMDURB - Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília.

Artigos Relacionados

Ir ao Topo