A fadiga é uma condição adversa do condutor. Veja como evitá-la!

A fadiga é uma condição adversa do condutor. Veja como evitá-la!

A fadiga é uma sensação de cansaço permanente, resultante de certas doenças como estresse e esgotamento, podendo ser originada por má distribuição entre horas de trabalho e descanso, por períodos prolongados. “Essa condição é muito perigosa para quem passa muitas horas no trânsito”, afirma Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

Em estado de fadiga, a pessoa:

  • Cochila em qualquer lugar.
  • Apresenta “desligamentos” e tem dificuldade de concentração.
  • Apresenta falhas de memória constantemente.
  • Sente que o corpo parece pesado demais.

“Quando tiver esses sintomas, os reflexos do condutor estarão muito mais lentos, neste caso, deve-se evitar dirigir ou pilotar”, explica a especialista.

Para amenizar os efeitos da fadiga, o Portal do Trânsito dá algumas dicas. “Se mesmo seguindo as orientações os sintomas persistirem, deve-se procurar ajuda médica”, orienta Pietsak.

Dormir bem

Antes de viajar, durma pelo menos 8 horas e nem pense em começar uma viagem após um dia de trabalho.

Temperatura no veículo

Tente manter uma temperatura confortável no interior do veículo – cerca de 24º C – e ventile de vez em quando para evitar que o ar fique muito seco.

Conhecer os sintomas

Saber identificar os sintomas é a melhor maneira de evitar o cansaço e a fadiga: desconforto físico, piscar constante, cãibras, falta de atenção, pensamentos desconexos, são indicativos que o condutor deve parar de dirigir imediatamente.

Paradas em viagens

Durante as viagens, o ideal é parar e descansar a cada 2 horas ou a cada 200 km, além de aproveitar para esticar as pernas.

Beber água

Não deixe de se hidratar.  A falta de líquidos (nem precisa dizer que não podem ser alcoólicos) provoca uma redução na atenção, dor de cabeça e fadiga muscular.
(Portal do Trânsito - Por Mariana Czerwonka)


avatar

Postado por:

CPD

EMDURB - Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília.

Artigos Relacionados

Ir ao Topo